Você já ouviu falar na panela wok? Trata-se de um fundamental utensílio da cozinha oriental que é usado para preparar famosos pratos da culinária asiática. Sua origem se deu na época das tribos nômades, pois eles precisavam preparar refeições em grandes quantidades de maneira ágil e usando pouco combustível.
A panela wok é considerada, inclusive, um dos mais práticos utensílios para as pessoas que apreciam a arte da culinária e gastronomia, uma vez que com ela é possível, por exemplo, fritar, refogar, saltear, grelhar e cozinhar a vapor diversos alimentos, como carnes e vegetais.
Estima-se que ela tenha surgido por volta de 2.000 anos atrás, durante a Dinastia Han. De acordo com os historiadores que já estudaram sobre o tema, ela foi fundamental para as tribos nômades e, até os dias de hoje, é considerada essencial na culinária asiática.
A wok foi considerada uma relevante ferramenta de sobrevivência para os povos antigos, já que por meio desse utensílio foi possível cozinhar mais rápido e para um maior número de pessoas.
Além desse item ancestral ajudar a cozinhar as refeições de maneira mais ágil, ele também ajuda na melhor conservação das propriedades dos alimentos, além de ser extremamente versátil.
Isso é possível em razão da distribuição uniforme de calor por todos os lados, tendo em vista seu formato arredondado, com laterais altas e o fundo mais estreito. Os modelos mais tradicionais são feitos de aço carbono, mas atualmente também é possível encontrá-la em outros materiais, como ferro, cobre, alumínio, inox, antiaderentes, entre outros.
Fonte: Workgrall