“Shaka”, o popular cumprimento “hang loose” dos surfistas, tornou-se um gesto tão comum quanto o popular “joinha” com o polegar para cima.

Mas você sabe qual é o real significado deste gesto e de onde ele vem? A saber, o shaka é um cumprimento genuinamente havaiano, cujo significado é transmitir positividade, aceitação.

Mas qual a sua origem? Bem, descobrir como esse gesto foi criado é um pouco mais complicado. Isso porque existem muitas versões e ninguém sabe ao certo qual é a verdadeira.

Uma das teorias diz que o gesto começou a partir da relação dos imigrantes espanhóis com os nativos. Ao oferecerem aos havaianos algo para beber, os espanhóis usavam o sinal universal para a bebida; com o polegar na boca e o dedo mínimo no ar.

Dizem que Kalili, após o acidente, acenava para todos com mão cujos dedos haviam sido amputados e os havaianos retribuíam o gesto encolhendo os três dedos da mão.

Outra versão menos amigável diz que após o acidente, Hamana foi realocado para o posto de guarda da estação de trem da usina e sua principal função era proibir que garotos havaianos brincassem por lá. Claro que a molecada não perdoava e como provocação, zombava de Kalili simulando os movimentos de sua mão com os dedos amputados.

O fato é que, com o tempo, mais e mais pessoas passaram a usar o cumprimento, até ele se tornar uma das marcas registradas das ilhas. Dessa forma, os surfistas foram os primeiros a popularizar o shaka para fora do Havaí, e o “hang loose” virou marca registrada dessa tribo em qualquer parte do planeta.