Marcada pelas frutas tropicais, muitos vegetais, peixes frescos, moluscos e outros frutos do mar, a comida havaiana remete ao verão e à refrescância.

Em geral é leve e carrega um clima tropical. Em sua base é polinésia, mas tem a influência da cozinha europeia que a torna mais familiar ao paladar ocidental e, por isso, está se popularizando por aqui.

 

História da Gastronomia Havaiana

Quando os polinésios chegaram ao Havaí, em 300 a 500 D.C., haviam poucas plantas comestíveis na região. Eles introduziram cerca de trinta novas espécies para a alimentação, entre elas frutas, batatas doces, inhames e, principalmente, o taro (Colocasia esculenta), do qual se fazia um mingau chamado Poi. Animais como a galinha e o porco também foram levados para a ilha.

Posteriormente ao contato intercontinental, no século XVIII, a culinária havaiana se modificou bastante. Da Europa foram trazidos uvas, abacaxi, laranjas, limas, feijão, couves, batatas, pêssegos, melões, milho e alface. Além disso, o arroz chinês, frutos do mar e peixes compõem grande parte da alimentação.

 

Fonte: escolaeducacao.com.br

Foto: pixabay