O território asiático é conhecido pelas suas belas praias tropicais, seus suntuosos palácios reais, suas ruínas antigas, e pelos templos ornamentados com a figura de Bulda.
Além de encantar os turistas com suas belas paisagens, com um povo alegre, com roupas coloridas e diversos adornos, a Tailândia também encanta os visitantes pela sua gastronomia considerada a mais exótica e rica de todo o oriente, conquistando até os mais exigentes paladares.
A culinária tailandesa é caracterizada pelo equilíbrio dos cincos, dos seis, elementos que marcam o paladar: salgado, doce, picante, ácido e, claro pelo novo sabor, o umami. A variedade de aromas, sabores e especiarias também é marca registrada de sua gastronomia.
A base das receitas são molhos preparados com vários ingredientes, como pimentas, massa de caranguejo, alho e especiarias.
Diferentemente do que se pode imaginar, os ingredientes mais comuns são fáceis de encontrar nos supermercados, são eles: o leite de coco, o coentro, pimenta do reino, açúcar mascavo, limão, gengibre, capim santo, tamarindo.
Porém, alguns insumos possuem o acesso mais difícil, como é o caso do nam pla, um molho de peixe fermentado, de forte aroma e que tem a finalidade de salgar os alimentos. Esse tempero é o resultado do cozimento de peixes e temperos diversos. Apesar de ser industrializado, algumas pessoas costumam prepará-lo, variando, assim, o gosto e a intensidade do tempero empregado.