O arroz é um alimento clássico na cultura brasileira, e na cultura japonesa isso não é diferente. Apesar de o interesse pelo grão ser parecido, os tipos de arroz têm características distintas.

A maior diferença entre esses alimentos está no formato e textura. O arroz branco, preferência dos brasileiros, é mais comprido e precisa estar sempre soltinho para ser melhor apreciado. Já o arroz japonês se destaca pelos grãos arredondados e por possuir uma quantidade maior de amido, fazendo com que a textura seja mais úmida e forme uma liga, mas sem deixar empapado.

Quer entender melhor as características que tornam o arroz japonês tão especial? A São João Alimentos te explica.

Tipos de arroz japonês

Classificados em grão curto ou grão longo, existem diversos tipos de arroz derivados da matriz japonesa que apresentam opções para o uso em receitas conhecidas da culinária oriental. O arroz de grão curto é o mais utilizado para fazer sushis, onigiris e outros pratos que precisam de moldagem. Já os de grão longo, são geralmente escolhidos para o preparo de porções de arroz cozido (gohan) e outros pratos japoneses que não necessitam de moldagem. Como os grãos sempre ficam mais unidos, mesmo definidos, são ideais para se comer com hashi.

Conheça os tipos mais famosos de arroz japonês:

  • Hakumai – esse é o típico arroz branco japonês, presente na maioria das refeições. Os grãos são curtos, polidos e têm aspecto macio ao serem cozidos. O fato de ser um pouco pegajoso facilita o uso do hashi, já que os grãos se unem;
  • Mochigome – o arroz mochi, é o segundo tipo mais comum de arroz japonês. Quando cozido é ainda mais pegajoso do que o Hakumai e por isso é usado na confecção de doces e mochi, um bolinho muito consumido no Japão;
  • Koshihikari – esse tipo é frequentemente utilizado no preparo de sushis, pelas características especiais de aroma e sabor. O Koshihikari foi criado a partir da combinação de 2 variedades de arroz (Nourin No.1 e Nourin No.22) e tem grande destaque pelo sabor, que se difere por região;
  • Genmai – é o arroz integral. Esse grão tem ganhado popularidade por causa de suas características saudáveis e nutritivas. O Genmai é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B.

Benefícios para a saúde

Livre de sódio e gorduras, o arroz japonês tem o dobro de fibras e proteínas do arroz branco, uma quantidade que pode fazer a diferença no bom funcionamento do organismo. A partir dessas características, pode oferecer mais energia e saciedade, cooperar para o controle da diabetes e reforçar a imunidade do corpo. Veja mais 5 benefícios do arroz japonês para a sua saúde:

1- Previne obesidade: Sem colesterol ou sódio, faz parte de uma dieta balanceada e saudável. O arroz oferece mais saciedade, fazendo com que seja consumido em menor quantidade;

2- Ajuda na digestão: A quantidade de fibras do arroz japonês ajuda no processo digestivo, regulando o funcionamento do intestino;

3- Previne doenças congênitas: O ácido fólico é encontrado no gohan e previne má formação do feto e defeitos congênitos.

4- Coopera com a hipertensão: Por não conter sódio, é indicado para quem sofre com pressão alta. Assim, diminui o risco de desenvolver problemas vasculares e derrame.

5- Bom para a pele: A água do arroz japonês é muito indicada na medicina asiática por ter ação anti-inflamatória. Com compostos que estimulam o combate de radicais livres, é usada para a melhoria da pele e de alergias.

 

Fonte: saojoaoalimentos.com

Foto: pixabay